Criança intolerante à lactose: o que fazer?

Infelizmente, é cada vez mais comum encontrarmos pessoas intolerantes à lactose (eu mesma conheço algumas), e até as crianças podem ter esse problema alimentar, que costuma ser uma “dor de cabeça” para os pais.

Quando descobrem que seu filho possui essa intolerância, os pais ficam com muitas dúvidas e preocupações. Segundo a Doutora e Chef em Gastronomia Natalia Werutsky, o ideal seria toda a família acompanhar a dieta alimentar da criança, ou seja, comprar alimentos que todos possam comer para não haver muitas restrições dentro de casa. “Mas na verdade a criança tem que entender e ser ensinada o que pode e o que não pode comer. Explicar o porquê também é importante”, orienta a chef que também é nutricionista e autora do livro Introdução Alimentar – Como transmitir hábitos alimentares saudáveis a se filho (Editora M. books).

Assim, com o tempo e a repetição de hábitos e informações frequentes dentro de casa, a criança irá aprender o que pode e o que não pode comer, assimilando e incorporando as mudanças alimentares à rotina. Para a nutricionista, essa estratégia é importante já que a criança fará escolhas alimentares longe de casa e dos pais. Veja mais dicas da Dra. Natalia, que ainda tem uma filha de 3 anos que não come laticínios:

Sugestões para o café da manhã
– Leites vegetais como de amêndoas, arroz, macadâmia e quinoa (podem ser comprados prontos ou você pode aprender a fazer em casa);
– Sucos naturais de fruta, chás e vitaminas à base de leite vegetal;
– Produtos para passar no pão à base de tofu (como patês) ou tahine (pasta feita de sementes de gergelim), mel, melado, geleia, hummus ou azeite;
– Cereais com frutas;
– Açaí com granola e banana.

Sugestões para o lanche da tarde
– As mesmas sugestões do café da manhã;
– Outras opções: cookies, pão integral e bolos feitos sem laticínios (podem ser comprados prontos ou feitos em casa).

Faça em casa
Hoje em dia, existem diversos cursos de culinária que ensinam preparações sem laticínios ou empresas que vendem os produtos prontos. Tenha sempre um estoque recheado do que seu filho pode e deve comer.

Dicas de receitas:
– Aqui no blog tem receita de bolo de banana sem glúten e sem lactose e também receita de pamonha doce de forno sem lactose.
– Já no YouTube, Natalia e sua linda filha Sophia ensinam a fazer bolo de chocolate sem glúten e sem lactose e pão de queijo sem laticínios, entre muitas outras receitas.

Em festas de aniversário
– O ideal é fazer uma refeição em casa antes de ir à festa;
– Explique para a criança o que ela pode e o que ela não deve comer antes de chegar à festa;
– Leve as coisas que a criança pode comer e deixe com o responsável na festa;
– Durante a festa, ofereça frequentemente o alimento que ela pode comer (como pão de queijo, brigadeiro, pipoca e polvilho sem laticínios).

Beijos, da Mamãe Prática Mari

Foto: freeimages.com

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