Menino comendo frutas

O que colocar no café da manhã do seu filho

Olá queridas leitoras! No post de hoje vou falar sobre alimentação infantil. Imagino que a maioria de vocês concorda comigo sobre a importância de começar o dia alimentando-se bem e de maneira saudável. No caso dos nossos filhotes, então, já está mais do que comprovado que o café da manhã é fundamental para a saúde e o desenvolvimento das crianças.

Aqui em casa não consigo começar o dia sem um bom café da manhã e tento estimular esse hábito no meu filho. Tem dias que ele come super bem, mas tem outros que só aceita suco e uma fruta, geralmente banana… e eu vou tentando introduzir mais alimentos e nutrientes (risos).

Recentemente participei de um encontro promovido por Nescau Cereal com mães blogueiras e jornalistas e conheci a nutricionista Elaine de Pádua, Mestre em Ciências da Saúde pela UNIFESP, que falou justamente sobre esse tema, por isso, aproveitei para trazer algumas informações aqui para vocês.




Segundo a especialista, muitos estudos demonstram os benefícios da primeira refeição do dia. “A realização regular do café da manhã pode estar associada ao melhor desempenho físico, acadêmico e cognitivo, além da concentração, crescimento, desenvolvimento e manutenção do peso corporal adequados, maior sensação de saciedade e adequada ingestão de vitaminas e minerais”, destaca Elaine.

Composição ideal para o café da manhã das crianças

  • 1 alimento fonte de leite ou derivados: fornecem proteína e cálcio, importantes para a manutenção e o crescimento de ossos e dentes
  • 1 alimento do grupo dos carboidratos: fornecem energia para brincar e estudar. As versões integrais fornecem mais fibras, vitaminas e mineiras +
  • 1 porção de fruta: aumentam a oferta de vitaminas, minerais e fibras, importantes na alimentação equilibrada.

Para você saber como montar um bom cardápio de café da manhã para seus filhos, selecionei alguns exemplos de itens que fazem parte da Pirâmide Alimentar sugerida pelo Departamento de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, considerando diferentes faixas etárias (entre AQUI para ver mais detalhes).

Leites e Derivados
– 1 xícara de chá de leite fluido (182g)
– 1 pote de bebida láctea ou iogurte de frutas ou iogurte de frutas (120g) ou iogurte de polpa de frutas (130g)
– 2 colheres de sopa de leite em pó (30g)
– 3 fatias de mussarela (45g)
– 2 fatias de queijo minas (50g) ou pasteurizado ou prato (40g)

Carboidratos
– 2 colheres de sopa de aveia em flocos (18g)
– 1/2 unidade de pão tipo françês (25g)
– 3 unidades de biscoito de leite ou tipo “cream craker” (16g)
– 4 unidades de biscoito tipo “maria” ou “maisena” (20g)
(Mamães, vale consultar o pediatra sobre oferecer também pão ou biscoito integral como opção para variar o cardápio, dependendo da idade do seu filho)

Frutas
– 1/2 unidade de banana nanica (43g) ou caqui (50g) ou fruta do conde (33g) ou pera (66g) ou maçã (60g)
– 1 unidade de cajú (40g) ou carambola (110g) ou kiwi (60g) ou laranja lima ou pera (75g) ou nectarina (69g) ou pêssego (85g)
– 2 unidades de ameixa preta (15g)/vermelha (70g) ou limão (126g)
– 4 gomos de laranja bahia ou seleta (80g)
– 6 gomos de mexerica ou tangerina (84g)
– 9 unidades de morango (115g)
(Meninas, aqui em casa eu também costumo oferecer mamão para o meu pequeno)

No caso da introdução de cereais integrais para as crianças, a nutricionista lembra que é importante procurar um médico ou profissional de saúde para orientar a faixa etária de inclusão do alimento. “De acordo com a composição de um café da manhã equilibrado, a sugestão de consumo é uma porção de cereais matinais integrais, uma porção de leite ou derivados e uma porção de frutas para um individuo saudável”, explica Elaine. O cereal integral pode ser uma opção interessante porque, comparado ao pão com manteiga, existem opções que oferecem menos gorduras totais e sódio, mais fibras e minerais, como cálcio e o ferro.

Mamães, por fim, aproveito para lembrar que é sempre interessante procurar um pediatra, nutricionista ou outros profissionais de saúde de sua confiança para receber uma orientação individualizada e personalizada de acordo com a necessidade dos seus filhos (e toda a família).

Também é bom lembrar que a Organização Mundial de Saúde recomenda o aleitamento materno até os 2 (dois) anos de idade ou mais, pois entre os inúmeros benefícios, a amamentação evita infecções e alergias.

Beijos, da Mamãe Prática Fabi

Foto: Mimo Fotos

10799609_753530831384867_836884265_nCadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!

4 comentários em “O que colocar no café da manhã do seu filho”

  1. bom dia
    adoro seu blog sempre acompanho, mas sempre esqueço de comentar pela correria do dia a dia.
    Minha filha tem 1 ano e 7 meses, não toma leite, a não ser o meu materno, não gosta de vitaminas, sucos, sempre almoça e janta, ai tento sempre oferecer frutas como banana, maça, mamao os mais comuns q ela gosta, no cafe da manha ela sempre come um mingau com mucilon banana e leite, é a unica forma dela tomar o leite.
    ela sempre foi muito dificil de comer e espero que esta fase passe
    bjsss

    1. oi Érika, legal, fico muito feliz de você estar gostando do blog! Olha, cada criança tem um jeito e às vezes demora mesmo para elas criarem o hábito de comer frutas, tomar sucos, mas precisa ter paciência, sempre oferecer e dar o exemplo. Aqui em casa sempre fazemos sucos naturais de diferentes frutas (laranja, tangerina, melão, melancia, carambola, manga) e também dou pedacinhos de frutas pro Serginho comer. Ele gosta bastante, claro que tem dias que não quer, mas vou tentando… beijos, Fabi

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.