lancheira escolar

Lancheira escolar: 10 dicas para seu filho amar a hora do lanche

Olá meninas! Vocês já pensaram que o momento do lanche escolar é mais do que simplesmente a hora de comer? Recentemente fiz uma reflexão sobre isso ao ler o e-book ABC da lancheira escolar, da querida colega Edilene Gualberto Candido, do blog Etc & Mãe.

O livro digital é bem completo e aborda desde o envolvimento afetivo e emocional que está por trás da lancheira até dicas sobre nutrição, cardápios, conservação dos alimentos, receitas e outras. Aprendi, por exemplo, que as refeições (como o lanche na escola) são sempre um momento de aprendizagem e de interação social por meio da comunicação verbal e não verbal.

Uma das coisas que mais me chamou a atenção foi esse depoimento: “[A hora do lanche] é um momento que não estamos perto, que nossos filhos estão cercados de novidades que amigos levam de casa, e nós, eu e meu marido, podemos de alguma forma estar presentes nessa hora, reforçando os hábitos que ensinamos e demonstrando que, mesmo longe, podemos estar próximos!”, conta Edilene sobre porque o tema é levado tão a sério na casa dela.

A Edi é mãe de três, os pequenos José Carlos, Theo e Estela. No início, quando o primeiro filho começou a ir para a escolinha, ela tinha muita dificuldade de montar a lancheira escolar (como variar o cardápio? O que colocar? Quais utensílios usar?) e percebeu que essas também eram as dúvidas de muitas outras mães.

Assim, com o passar do tempo, ela tornou-se uma especialista no assunto e, junto com o marido, passaram a criar cada vez mais lanches criativos e gostosos para os filhos levarem para a escola, além de pesquisar e estudar o assunto. Foi então que surgiu a ideia de criar o e-book ABC da lancheira escolar.

Com base nesse conteúdo, selecionei 10 dicas super bacanas sobre o tema. Divirta-se com as fotos!

  1. Mantenha os alimentos bem acondicionados, colocando-os em potes com boa vedação e envolvendo-os em filme plástico. Isso evita o contato com o oxigênio, que os alimentos se misturem, além do vazamento de líquidos.
lancheira escolar
Foto: www.etcemae.com.br
  1. Faça cubos de gelo com polpas de frutas batidas para preparar sucos naturais. Coloque os cubos em uma garrafa térmica com água. Eles irão derreter aos poucos e a bebida estará fresca na hora do lanche.

polpa de fruta

  1. Aposte no lúdico para melhorar a impressão que seu filho tem sobre os alimentos. Invista em cores, formatos, desenhos, palavras e recadinhos (mesmo que a criança não saiba ler a professora poderá contar o que está escrito).

lancheira escolar

lancheira escolar
Foto: www.etcemae.com.br
lancheira escolar
Foto: www.etcemae.com.br
  1. Use canetas alimentícias para deixar tudo mais divertido. Com elas, você pode desenhar, escrever e decorar um simples sanduíche, dando uma aparência diferente.

lancheira escolar

lancheira escolar

  1. Use forminhas de silicone e potinhos coloridos para organizar e deixar o lanche mais atrativo. Você pode usar filme plástico para envolver a forma e evitar que algo vaze.

lancheira escolar

lancheira escolar

  1. Coloque guardanapos coloridos para deixar a lancheira mais bonita, além de garantir que seu filho tenha algo para limpar a boca e as mãos.lancheira escolar
  2. Peça para o seu filho ajudar a montar a lancheira escolar e, algumas vezes, pergunte o que ele quer levar. Esta participação fará com que ele se sinta parte do processo e se alimente melhor.

lancheira escolar

  1. Procure sempre colocar um alimento que seu filho goste muito. A primeira impressão será boa, ele ficará feliz e, provavelmente, mais suscetível a comer.

lancheira escolar

  1. Aos poucos, inclua alimentos que seu filho costuma recusar ou que não tem o hábito de comer. O intervalo na escola é quando as crianças estão mais abertas a provar coisas diferentes.

lancheira escolar

  1. Faça combinados: se a criança comer os lanchinhos ao longo da semana, na sexta-feira poderá comprar na cantina ou levar aquele item diferente que pediu.
lancheira escolar
Foto: www.etcemae.com.br

Uma das dúvidas que mais tenho são as combinações e como variá-las. Por isso, achei interessante essa sugestão de cardápio semanal, pois alguns itens eu ainda não havia pensado em incluir no lanche.

Você pode adaptar esse cardápio para a sua família.

DIA DA SEMANA CONTEÚDO DA LANCHEIRA ESCOLAR
Segunda-feira – Cenoura baby
– Abacate com mel (ou açúcar mascavo/ demerara e/ou leite em pó)
– Água
Terça-feira

 

– “Rocambole” de crepioca com requeijão
– Suco de laranja com acerola ou kiwi
– Oleaginosas (castanhas, nozes, amendoins etc)
Quarta-feira

 

– Pão com manteiga
– Leite batido com frutas
– Mix de frutas secas (damasco, uva, ameixa etc)
Quinta-feira

 

– Biscoitos de arroz ou biscoitos salgados com geleia ou creme de avelã ou creme de amendoim
– Ameixa ou nectarina
– Água
Sexta-feira

 

– Milho cozido
– Cookies integrais
– Suco de maracujá com morango

Quer mais inspiração? A Edi participou do programação É de Casa, da TV Globo, mostrando os lanchinhos:

Espero que essas dicas te ajudem a montar lancheiras ainda mais saborosas e bonitas para os seus filhos, contribuindo não apenas com a alimentação saudável, mas também com o aprendizado e aspectos emocionais dos pequenos!

lancheira escolar
As dicas da Edi estão me inspirando. Serginho amou esse lanchinho!

Gostou do post? Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e nos ajudem a levar informação de qualidade para mais famílias.

Beijos, da Mamãe Prática Fabi

Por aqui tem mais posts sobre o tema. Leia também:
O que colocar na lancheira da escola
10 dicas para montar uma lancheira inteligente

 Fotos e Fonte: Blog Etc & Mãe

Cadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!

5 ideias sobre “Lancheira escolar: 10 dicas para seu filho amar a hora do lanche”

Deixe uma resposta