Publicado em 29 comentários

Gravidez: chás e bebidas permitidas e proibidas

Uma das principais dúvidas que surge quando estamos esperando um bebê é se podemos tomar um pouquinho de café ou algum tipo de chá durante a gestação. Como eu não sou uma pessoa “viciada” em café (sempre tomei pouco), não senti falta dele, mas conheço muitas pessoas que sofreram por ter que parar de tomar café na gravidez (risos).

Trocar o café por um chazinho pode ser uma boa alternativa para beber algo diferente de água ao longo do dia. Mas que tipo de chá pode tomar? Recentemente uma leitora querida (gravidinha) aqui do blog, a Regina Ielpo, nos escreveu pedindo ajuda para esclarecer esse ponto, já que ela encontrou muitas informações confusas na internet sobre o consumo de chás na gravidez (alguns seriam abortivos, por exemplo).

Pensando nisso, procurei a  Fernanda Mariz, nutricionista materno infantil da Casa Curumim, para ela explicar pra gente sobre quais bebidas e quantidades são recomendadas durante a gravidez. Veja só a entrevista:

Qual a quantidade de líquidos que deve ser consumida diariamente na gravidez?
Fernanda: A ingestão diária de líquidos depende do peso e da semana gestacional de cada mulher. No consultório fazemos um cálculo rápido que é 35 ml de água multiplicado pelo peso. Por exemplo, uma gestante que está pesando 65kg com 12 semanas, precisa ingerir cerca de 2.275 litros de água por dia. (2 litros correspondem a 10 copos de 200 ml) 

Existe a necessidade de maior de hidratação na gravidez?
Fernanda: Existe uma maior necessidade de ingestão hídrica porque o volume sanguíneo aumenta bastante, em torno de 40 a 50%. E também para a formação do líquido amniótico, que até o final da gestação pode atingir 1 litro.

Quais bebidas devem ser evitadas na gravidez?
Fernanda: Devem ser evitadas as bebidas ricas em cafeína (café, chá mate, chá preto, chá verde, chá branco, refrigerantes a base de cola e chocolate). Existem estudos que relacionam a cafeína com parto prematuro, baixo peso ao nascer e maior risco de aborto. Para quem possui o hábito [de tomar café], a recomendação é até 3 xícaras de café coado ou 1 xícara de café expresso por dia. Ou três xícaras de chá (de 100 ml cada). Também recomendo evitar bebidas a base de ciclamato e sacarina. Segundo as recomendações do Ministério da Saúde, essas substâncias devem ser evitadas, uma vez que podem causar anomalias no feto.

Bebidas alcóolicas são totalmente proibidas? E quanto ao vinho?
Fernanda: Como se desconhece qual o consumo seguro de álcool durante a gravidez, a minha recomendação é evitar [as bebidas alcóolicas] por não se saber o quanto podem afetar o desenvolvimento do feto.

Chás podem ser uma alternativa para quem gosta de tomar café?
Fernanda: Podem sim, desde que sejam chás de ervas e frutas e aqueles seguros para a gestação. Por exemplo: chás de camomila, erva-cidreira, capim-limão, erva-doce e laranja.

Quais chás NÃO devem ser consumidos? Por quê?
Fernanda:
Chá preto, mate, branco e verde pela grande concentração de cafeína. O ideal é evitar, também, o consumo dos chás de arruda,  hibisco, cipó-mil-homens, erva-de-bicho, buchinha do norte, confrei, espirradeira, melão-de-são-caetano, erva-de-santa-maria, pinhão-de-purga ou pinhão-paraguaio, poejo e losna, pois são comprovadamente abortivos. Outro chá contraindicado é o de canela, pois pode provocar constrição sanguínea e contração dos músculos do útero.

E quanto ao chá de hortelã?
Fernanda: O chá de hortelã diminui a produção de leite materno, deve ser evitado durante a gestação e, principalmente, durante a amamentação.

Mais dicas legais!

  •  Bebidas geladas e chá de gengibre aliviam o enjoo durante a gestação.
  • Tome pouca quantidade de líquidos durante as refeições principais para não atrapalhar o processo de digestão.

Agradeço imensamente à leitora Regina pelo tema sugerido e à querida nutricionista Fernanda por esclarecer as nossas dúvidas. E que todas vocês, leitoras gravidinhas, possam curtir bastante esse momento lindo!

Beijos, da Mamãe Prática Fabi

Foto: Lu Rodrigues

logo_clubeCadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!

29 comentários sobre “Gravidez: chás e bebidas permitidas e proibidas

  1. O chá de hibisco tem efeito levemente laxante e eu por exemplo não indico. Já que pode influenciar no peristaltismo.

    1. Olá Alex, realmente o chá de hibisco não é recomendado na gravidez. Entrei em contato com a nossa entrevistada que revisou a indicação anterior. Já atualizei o nosso post colocando o chá de hibisco como não recomendado. Obrigada pelo seu comentário! beijos, Fabi

  2. Moro na Europa, e aqui nåo è indicado o chà de Camomila.

    1. Não deveria ser indicado em nenhum ligar do mundo.

  3. Não entendi. Você diz que hibisco não pode e depois o inclui na dica de misturar pra suco.

    1. Olá Hellen!

      Já corrigimos essa informação. Você pode incluir na mistura do suco outro chá, conforme os indicados no texto.

      Beijos, da Mamãe Prática Mari

  4. Excelente Artigo, estão de parabéns!

  5. Olá! Sou nutricionista, pós graduanda em nutrição materno infantil e gestante. Chá de camomila, chá de cidreira e erva doce são contraindicados segundo os guidelines canadenses de 2015, por causarem pre maturidade.

    1. oi Juliana, obrigada por dividir a sua informação aqui conosco.

    2. Oi , boa noite .me chamo Roberta tenho 30 anos ..e quero engravidar ..mais ainda não estou rentando …eu posso faxer uso do hibisco por enquanto q ainda não to tentando ?….
      Ou ele pode me dificultar a engravidar quando eu parar de tomar ?

  6. Não tenho certeza, se estou grávida ainda, Minha menstruação é pra vim no próximo dia 6, posso tomar o chá de hibisco, mesmo assim?

    1. oi Suzi, a nossa recomendação é evitar até que você saiba se está gestante mesmo. Boa sorte! Beijos, Fabi

    2. Estou com a mesma dúvida… Estou com 2 dias de atraso e acabei de fazer o chá de hibisco, mas vim pesquisar e estou com medo de tomar.

      1. Olá Rose, tudo bem? O chá de hibisco não é indicado na gravidez, melhor evitar. Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  7. Se caso coso consumir o chá de hibisco na gestação oque fazer ?

    1. oi Maykon, vale observar se a gestante sente algum desconforto e, em caso positivo, procurar seu ginecologista/ obstetra para uma avaliação. Beijos, Fabi Fontainha

  8. estou gravida de oito meses, posso tomar chá de da folha da amora?

  9. estou gravida de oito meses,posso tomar chá de folha de amora?

    1. Olá Glorisalda, consultei a nutricionista Camila Campos, nossa colega do blog Mammys(www.mammys.com.br), e não encontramos informações de contraindicação do chá de folha da amora para gestantes Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  10. Gestante pode tomar cha de salsa?

    1. Olá Bianca! não temos conhecimento sobre contraindicação em relação ao chá de salsa. Geralmente, chás com cafeína, como é o caso do chá verde e do chá preto, não são indicados para gestantes. Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  11. Posso misturar chá de erva cidreira com camomila na minha gravidez?
    Estou de 38 semanas

    1. Olá Jéssica, esses dois chás (erva cidreira e camomila) são indicados na gravidez. Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  12. Chá de maçã pode ser consumido?

    1. oi Patricia, não temos informação de qualquer restrição quanto ao chá de maçã 😉 Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  13. Oi! Chá de maracujá desses de saquinho pode, os que tomo faço bem fraquinho e temperatura quase ambiente, não os tomo quente, mas me surgiu a dúvida do chá de maracujá…

    1. Oi Tayná. Não temos informação sobre contra-indicação de chá de maracujá para gestantes. A nossa sugestão é procurar variar. Você pode, por exemplo, tomar chá de camomila, erva-cidreira, capim-limão, erva-doce e laranja. Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  14. Olá, gostaria de saber a respeito do chá de anis estrelado, se realmente pode ser recomendado durante a gestação? Pesquisei via Google, e encontrei recomendações mas gostaria de ter certeza, uma amiga está bem gripada e já com 35 semanas e como muito remédio tbm não é indicado pensei em chás q pudessem ajudar.

    1. Olá Eunice. Não temos informações sobre o consumo de chá de anis durante a gravidez. A nossa sugestão é que sua amiga consuma chás como de camomila, erva-cidreira, capim-limão, erva-doce e laranja. Beijos, da Mamãe Prática Fabi

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.