Foto de gestante de Estúdio V

6 dicas para evitar estrias durante a gestação

Olá meninas, a minha gravidez foi bem tranquila: não tive muito enjoos, inchaço, nem dores nas costas e, pra minha alegria, não tive estrias! Confesso que fiquei preocupada, já que a predisposição genética tem um peso importante no aparecimento das estrias, conforme já divulgado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Gente, eu tenho sim essa predisposição, mas o bacana é que consegui me cuidar durante a gravidez e assim não tive mais estrias (sim, eu já tinha algumas de herança, muito antes de engravidar da minha filha Manu). Mas vocês sabem o que eu fiz?

Recebi um material de Bepantol® Mamy sobre como prevenir as estrias durante a gravidez que vai justamente de encontro aos cuidados que eu tomei durante a minha gestação. As dicas são da Dra. Juliana Machado, gerente médica da área de Consumer Care da Bayer:

6 dicas para evitar as estrias durante a gestação

1) Alimente-se bem
Se você, como eu, tem predisposição genética para o aparecimento das estrias, então redobre a atenção para evitar o ganho de peso em excesso em pouco tempo (que estica a pele e pode contribuir para o aparecimento de estrias). E aí não adianta fugir do que já sabemos: é preciso fazer uma alimentação balanceada, fazer refeições frequentes (de três em três horas) e incluir no cardápio diário frutas, legumes e verduras, além de evitar alimentos pesados, com muitos condimentos, gordurosos e fritos.

2) Beba bastante água
Além de regular as funções digestivas do corpo, a água mantém a pele hidratada e ajuda a reforçar sua elasticidade. Por isso, beba no mínimo dois litros por dia ou conforme orientação do seu médico.

3) Faça exercícios físicos
Grávidas podem fazer exercício de baixo impacto, isso porque movimentar o corpo com frequência deixa a pele mais firme e evita o estiramento que provoca as estrias. Ioga e alongamento podem ser ótimas opções, sempre, claro, com o conhecimento do seu médico.

Já divulgamos aqui no blog os benefícios da caminhada, do pilates, da hidroginástica, da ioga e da natação na gravidez e também uma sequência de alongamento para gestantes, preparada por nós em parceria com uma fisioterapeuta da Central da Gestação. Não deixem de ver!

4) Hidrate a pele
Para manter a pele bem hidratada e evitar o aparecimento de estrias, é recomendável o uso diário de algum hidratante específico para a gestação.

Dicas para hidratar a pele da SBD:

  • Beba no mínimo 2 litros de água por dia;
  • Evite banhos quentes e muito demorados;
  • Evite se ensaboar demais e usar buchas, que também contribuem para alterar a composição do manto hidrolipídico (hidratante natural produzido pelo organismo) que protege a pele;
  • Use o hidratante logo após o banho – ainda no banheiro – com aquele vaporzinho pós-banho, pois ajuda na penetração do creme.

5) Use roupas confortáveis

Para a pele ficar bem ventilada, use roupas confortáveis, folgadas e, de preferência, com tecidos leves, como algodão.

6) Escolha o sutiã certo
Para manter firme a pele dos seios, escolha bem o sutiã de acordo com o tamanho da mama. Opte por modelos que deem sustentação e não apertem.

Meninas, eu tive uma boa alimentação durante a minha gravidez, engordei praticamente o esperado e segui justamente essas dicas (que foram as mesmas da minha médica na época).

Espero que vocês tenham uma ótima gestação e com o mínimo ou quem sabe nenhuma estria! E se você está grávida, veja também o post “Dicas de cuidados durante a gravidez”, com outras informações importantes para as gestantes.

Beijos, da Mamãe Prática Mari

Foto: Estúdio V

logo_ClubeMamaePraticaCadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!

4 comentários em “6 dicas para evitar estrias durante a gestação”

    1. Olá Silvia,

      Eu também usei óleo de amêndoas na minha gravidez e também gostei. Legal conhecer a sua experiência!

      Beijos, da Mamãe Prática Mari.

    1. oi Mariela, que bom saber que você superou essa dificuldade. Obrigada por passar por aqui e continue acompanhando a gente. Beijos, Fabi

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.