Publicado em

Como oferecer legumes para as crianças

Prato com legumes formando paisagem

Olá meninas, incentivar os filhos a comerem de forma saudável pode ser complicado e difícil para algumas mamães. Por isso, pedimos para a nutricionista Flávia Montanari, especialista em Educação Nutricional e Materno Infantil, nos passar algumas dicas práticas para estimular as crianças a comerem verduras e legumes.

Vale conferir e tentar colocar em prática as orientações! Com a palavra, a nutricionista Flávia:

Os legumes e as verduras formam um grupo de alimentos tão importante quanto os outros, porém difíceis de serem aceitos no mundo infantil… As crianças tendem a não aceitar com tanta facilidade as hortaliças, alimentos fonte de vitaminas, minerais, fibras e água, necessários para o bom desenvolvimento infantil e a adequada proteção do organismo das crianças.

Antes de qualquer estímulo, temos que analisar o perfil dos pais, ou seja, se estes estão acostumados a comer verduras e legumes em casa e sem “caretas”, pois como já citado em outros textos aqui no blog, os pais são os espelhos de seus filhos. Se todos os dias tiver a mesa as hortaliças e os pais comerem, muito provavelmente seus filhos também as comerão e com o maior prazer!

Mas como oferecer estes alimentos para as crianças? Preparei algumas dicas práticas para oferecer legumes e verduras às crianças. Confira:

Deixe tudo mais atraente
Use recipientes e utensílios coloridos e atraentes: é uma ótima dica para despertar o interesse e atenção da criança.

“Peça ajuda” dos personagens
Lembre-se do personagem preferido: você pode fazer ligação com o personagem de preferência da criança (exemplo: falar “você vai ficar forte como o Hulk!”), além de utilizar recipientes e utensílios com estes personagens durante a refeição.

Monte pratos criativos
Faça “carinhas”, paisagens e formas diferenciadas: é uma opção, também, para estimular o consumo da criança, porém não deve ser todos os dias, pois se não a criança ligará a refeição com estes formatos. Indico oferecer, no máximo, uma vez na semana estas montagens variadas.

Chame seu filho para cozinhar
Prepare uma receita que tenha alguma hortaliça que seu filho não goste. Leve-o à feira ou ao supermercado para comprar os ingredientes, paramente-o com avental e touca, conscientize-o em relação à correta higienização dos ingredientes, dos utensílios e de suas mãos, cozinhe juntamente a ele, explicando a importância de cada ingrediente, e ao final peça a ele para fazer uma bela de uma apresentação. Seu filho provavelmente experimentará a receita que foi feita por ele mesmo.

Conscientize seu filho
É preciso explicar para as crianças que é necessário comer, todos os dias, todos os grupos dos alimentos, pois isto é importante para um bom desenvolvimento e crescimento delas.

Veja duas dicas de preparação:

1. “Pratinho Saudável”

Ingredientes:
Penne integral, ervilha fresca, frango desfiado, abobrinha refogada com tomate e molho de abóbora.

Informações:
Apresentação porcionada em mini-panelas coloridas para despertar o interesse e atenção da criança, além de serem posicionadas em uma bandeja em cima de um jogo americano com babados. Perceba que é uma montagem de um prato tradicional balanceado nutricionalmente.

Prato saudável e atraente para as crianças

2. “Paisagem”

Ingredientes:
Arroz com cenoura, tomate baby, brócolis cozido no vapor e espinafre refogado.

Informações:
Apresentação elaborada a partir de uma paisagem, sendo o arroz com cenoura o sol, o tomate as flores, brócolis as árvores e o espinafre a grama. Porcionado em um prato branco para realçar a paisagem e posicionado em cima de um jogo americano com florzinha, para dar um toque infantil. Perceba que é uma montagem de um prato diferenciado, e para ficar completo nutricionalmente é indicado acrescentar uma proteína animal (carne vermelha, frango, ovo ou peixe).

Prato saudável e atraente para as crianças


Obs:
os talheres são apenas para ilustrar os pratos e não devem ser usados por crianças pequenas.

Flávia Montanari é nutricionista, especialista em Educação Nutricional e Materno Infantil, responsável técnica e diretora administrativa da Pueri Nutri – Consultoria e Assessoria em Nutrição. Em consultório, atende gestantes, crianças e adolescentes, e na cozinha experimental aplica atividades com diversos temas na área da alimentação infantil. Recém-casada e apaixonada por crianças, Flávia acredita que se pode trabalhar o futuro das crianças desde já!

Meninas, como é aí na sua casa? E se o seu filho não quer beber água, vale dar uma olha neste outro post: Como estimular seu filho a beber água.

Beijos, da Mamãe Prática Mari