Criança com diarreia: o que causa e o que comer

No final do ano passado escrevi um texto para o site da Pais & Filhos contando “15 coisas que aprendi no primeiro ano do meu filho”. Um dos pontos que comentei foi que depois que a gente se torna mãe falar sobre cocô vira algo rotineiro (risos).

Nós últimos meses o assunto “diarreia” também tem sido constante aqui em casa e até procurei uma médica especialista para investigar a causa do problema (tudo indica que o Serginho tem alergia à proteína do leite de vaca ou intolerância secundária à lactose).

Como sei que muitas mamães (assim como eu) ficam aflitas com esse assunto, entrevistei a pediatra gastroenterologista Cristina Targa, presidente do Departamento de Gastroenterologia da Sociedade Brasileira de Pediatra, para entender melhor o que pode causar diarreia nos pequenos e o que podemos fazer para minimizar o problema. Veja só:

Causas
A Dra. Cristina explicou que dentre as diarreias de origem não-infecciosa, uma das causas mais frequentes é a alergia à proteína do leite de vaca. Em crianças pequenas, principalmente quando é uma diarreia aguda, a causa também pode ser a presença de vírus, bactérias e parasitas. Se a diarreia for muito prolongada, o médico também pode investigar se a criança tem alguma doença rara, como a doença celíaca (intolerância ao glúten).

Alergia à proteína do leite
É importante saber que a APLV é bem diferente da intolerância à lactose. A APLV é mais comum no primeiro ano de vida do bebê e é um tipo de reação imunológica que ocorre quando a criança entra em contato com as proteínas do leite. Os principais sintomas são diarreia (mas algumas crianças podem ter constipação ao invés da diarreia), cólicas, sangue nas fezes, dor de barriga, além de refluxo, regurgitação e vômito.

bb_banheiro

Intolerância à lactose
A intolerância à lactose (que é mais comum em adultos) pode ser uma causa secundária da diarreia em crianças. A lactose é o açúcar do leite que é desdobrado e absorvido por uma enzima no intestino chamada lactase. “Nos primeiros anos de vida o bebê tem muita lactase, por isso, a pessoa só será intolerante à lactose se perder, por algum motivo, essa enzima. E a perda da enzima, normalmente, é ocasionada por uma lesão intestinal extensa”, explica a médica. Cristina dá um exemplo: “Se a criança tem uma diarreia causada por rotavírus isto pode ocasionar uma lesão no intestino, perdendo lactase, fazendo com que a criança tenha uma intolerância secundária à lactose”, diz.

Dentinhos nascendo
Quando os dentes estão nascendo, os bebês também podem ter diarreia (assim como febre), mas normalmente essa diarreia dura apenas um ou dois dias. Geralmente são fezes mais amolecidas e sem aumento significativo de volume.

Complicações
Quando a criança apresenta diarreia por mais de 15 dias considera-se uma diarreia prolongada e persistente, por isso, é importante procurar um especialista para investigar a causa. Esse quadro pode ocasionar a perda ou não ganho de peso. “A não absorção de nutrientes faz com que a criança deixe de evoluir na curva ponderal, que é a curva de ganho de peso e estatura”, explica Cristina. A partir de 30 dias a diarreia é crônica e pode levar também à desidratação que é a perda de líquido.

Dieta para crianças com diarreia

bb_acai
É importante manter a alimentação habitual e saudável, mantendo o aleitamento materno no caso das crianças que ainda são amamentadas. Algumas dicas:

O que evitar/ não dar

  • Doces, chocolates, refrigerantes e frituras
  • Bolachas recheadas, pipoca, bolos e salgadinhos
  • Frutas como mamão, abacate, uva, laranja e ameixa que são ricas em fibras e podem deixar as fezes ainda mais amolecidas
  • Leite, iogurte, sorvete e outros derivados, principalmente no caso de suspeita de APLV ou intolerância secundária à lactose
  • Folhas e legumes verdes, pois aumentam o volume das fezes e potencializam a diarreia

O que oferecer

  • Frutas como banana maçã, banana prata, maçã e pera (sem casca), goiaba (sem casca e semente)
  • Água e sucos naturais de maçã, cenoura, maracujá, goiaba e água de coco (importante para hidratar a criança)
  • Bolachas de água e sal, maisena e polvilho
  • Chá fraco de erva-doce, erva cidreira ou broto de goiaba
  • Purê de batatas e canja de frango, arroz e legumes

Mamães, espero que essas informações ajudem vocês a cuidar dos seus pequenos e que aqueles com diarreia melhorem logo!

Beijos, da Mamãe Prática Fabi

Fotos: Cristiano Borges

logo_clubeCadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!

2 comentários em “Criança com diarreia: o que causa e o que comer”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.