Publicado em 4 comentários

Queda de cabelo no pós-parto: o que fazer

Mamãe com bebê recém nascido. Post sobre queda de cabelo
Olá meninas, quem aí também sofreu muito com a queda de cabelo durante o pós-parto? Eu realmente pensei que ficaria careca (risos), mas minha médica sempre me tranquilizava dizendo que a queda era normal e iria passar, e passou mesmo!

Outro dia recebemos uma mensagem de uma querida leitora dizendo que está passando por esse problema da queda de cabelo. Por isso, fui atrás de algumas informações úteis pra ela e pra vocês que também podem estar passando por essa queda de cabelo no pós-parto. As orientações são da médica dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Caroline Assed Saad. Olha só o que ela diz:

A queda de cabelo após o parto é normal
Isso porque a queda fisiológica (aquela natural que ocorre normalmente nas mulheres não grávidas) deixa de acontecer durante a gravidez para ocorrer geralmente no pós-parto, período de queda que pode ter duração de até 6 meses.

Quando se preocupar ou não
Na queda de cabelo normal após o parto, a duração é de poucos meses, não surgem falhas e rarefações (áreas de falhas de cabelo) significativas no couro cabeludo. Mas quando essas características começarem a ocorrer, aí sim: deve-se procurar um dermatologista.

E se estou amamentando?
Como dito anteriormente, até 6 meses do pós-parto pode ocorrer a queda fisiológica do cabelo, que coincidirá com o período de amamentação. Se nesse período você achar que a queda de cabelo está fora do normal, é preciso procurar um dermatologista para investigar a queda e nunca fazer automedicações.

Cuidados que a mãe pode tomar
A queda fisiológica do cabelo no período pós-parto e de amamentação não tem tratamento específico. Algumas dicas são primordiais para uma boa manutenção dos cabelos, como manter uma alimentação balanceada, rica em vitaminas e oligoelementos (como ferro e zinco), fazer a limpeza regular do couro cabeludo e fios de cabelo e ainda tentar ao máximo manter boas noites de sono para evitar o estresse e liberação de radicais livres.

Ainda em relação às vitaminas, todas são importantes para a saúde dos cabelos, mas de preferência as vitaminas C, A e as do complexo B, que são encontradas em diversos alimentos, por isso o ideal é uma alimentação rica em frutas, legumes, carne vermelha e vegetais que tenham a cor verde escura.


Meninas, confiram também outros temas relacionados à dermatologia no blog Mamãe Prática, como o post Dermatite atópica em bebês e crianças, com as dicas da nossa colunista, a dermatologista Tatiana Aline Steiner, especilista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Obrigada à mamãe Glaciele Marins que levantou esse tema pra gente. Você também gostaria de sugerir temas? Mande um e-mail para contato@mamaepratica.com.br com a sua dúvida ou tema.

Beijos, da Mamãe Prática Mari

Foto: Sueli Zischler Photography

Clube Mamãe PráticaCadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!

4 comentários sobre “Queda de cabelo no pós-parto: o que fazer

  1. Opa, como vai?

    Curti muito esse blog.

    Por mais sites idem a este!

    Cláudia Matos Intelimax

  2. Ótimo artigo. Muito Bom !!!

  3. Estava precisando saber mesmo.

  4. Ótimo Artigo, muito bem detalhado !!! Obrigado!!!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.