Publicado em Deixe um comentário

Dicas do Dr. Bactéria para quem tem criança

Bebê com cachorro

O cuidado com a higiene é uma das principais preocupações que a gente tem quando se torna mãe. Quando o Serginho começou a engatinhar eu ficava preocupada porque ele vivia com as mãozinhas no chão e, ao mesmo tempo, na boca. E mesmo agora que está maior, ele mexe em tudo, coloca as mãos nos gatos, mexe na terra, brinca no chão e, às vezes, me pergunto se isso contribui para ele ficar doente ou não.

Pensando nisso, pedi para o biomédico Roberto Martins Figueiredo, conhecido como o Dr. Bactéria, nos dar algumas dicas sobre cuidados com bebês e crianças pequenas, pensando na higiene e na saúde dos pequenos.

Para ele, o principal erro dos pais é o excesso de cuidado, por exemplo, não permitir que a criança pise na terra, grama, areia ou que tenha contato com animais.

Veja as 7 dicas que o Dr. Bactéria selecionou para quem tem bebê ou criança pequena:

  • Não crie seu filho em uma redoma de vidro. Quanto mais cuidados exagerados você tiver com relação à criança, mais problemas respiratórios ela poderá ter no futuro.
  • Até os 5 anos de idade a criança forma sua resistência imunológica, por isso, é importante que ela tenha contato com animais, terra, areia, grama etc. Esta resistência começa a se formar, inclusive, antes do bebê nascer, ou seja, quando a mãe, no momento da gravidez, tem contato com animais resulta em filhos mais resistentes à problemas de saúde.
  • Não assopre o alimento do bebê, nem experimente com a colher que você dará a ele. Os adultos podem ter uma série de microrganismos patogênicos na região oral (vírus da mononucleose infecciosa, vírus da herpes labial, fungo da candidíase (sapinho), bactérias da cárie, bactérias da gastrite, vírus da gripe e resfriado) que podem infectar os bebês.
  • Não beije filhos na boca e não tente limpar a chupeta que caiu no chão, passando na boca. A saliva da mãe não limpa nem desinfeta e pode transmitir microrganismos patogênicos para a criança.
  • Até 1 ano de idade é importante lavar e ferver todos os objetos que a criança leva à boca. Depois que o bebê completar 1 ano, basta lavá-los com água e detergente.
  • Evite muitos bichinhos de pelúcia no quarto, pois estes juntam facilmente ácaros e poeira que podem causar alergias respiratórias.
  • Lave as mãos dos bebês e das crianças sempre que elas brincarem no chão, com animais, no parquinho e antes de comer.

Como lavar mordedores, chupetas e mamadeiras:

  1. Enxague os itens em água morna
  2. Coloque-os por 10 minutos em solução de água morna com gotas de detergente
  3. Lave-os em água corrente com escova e detergente
  4. Enxague bem
  5. Deixe secar no escorredor de pratos ou sobre panos limpos

No caso dos bebês menores de 1 ano, ferva os itens por 5 minutos para garantir a esterilização! Para os maiores basta lavar os utensílios.

Legal né? Espero que essas dicas sejam úteis para você e a sua família!

Beijos, da Mamãe Prática Fabi

Foto: Lidilopez Fotografia

clubeCadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.