Publicado em 19 comentários

A terrível (e incrível) fase dos 2 anos de idade

Se você está lendo esse post é bem provável que esteja passando pela mesma situação que eu. Tem um filho com quase dois anos de idade ligado no 220W que parece rebelde sem causa, não quer colocar o sapato ou a roupa, não deixa colocar a fralda, não quer sentar na cadeirinha do carro, não come como antes e agora escolhe o que quer comer, se joga no chão quando é contrariado, mexe em absolutamente TUDO na sua casa, come a comida do cachorro ou do gato, sobe na mesa ou no encosto do sofá (e se joga de lá!), enfim, a lista de exemplos é infinita (risos). São situações estressantes que fazem a gente se questionar se estamos fazendo algo errado, se deveríamos agir diferente e até se somos boas mães (e pais).

Talvez você também já esteja ouvindo frases como “tem que por limite”, “no meu tempo já tinha levado umas palmadas”, “precisa disciplinar, dar educação”, “ele está ficando mimado”. Sem dúvida, são comentários que deixam a gente ainda mais angustiada!

Tenho duas boas notícias para você. A primeira é que você não está sozinha. Com certeza, você vai encontrar muitas outras mães que estão passando pela mesma situação (como eu) e, dividindo experiências, fica bem mais fácil compreender nossos filhos e lidar com isso. A outra boa notícia é que essa fase vai passar, mesmo que demore um pouco.

Mas, afinal, que fase é essa? Há algumas semanas participei de um bate-papo com outras mães em um grupo no Facebook quando vi pela primeira vez a expressão “terrible twos” ou “terríveis dois anos” com relatos muito parecidos com o meu. Fui pesquisar o tema terrible tows e comecei a entender que, na verdade, meu filho está simplesmente passando por uma nova fase de desenvolvimento (também conhecida como adolescência do bebê), de descobertas e não há nada de errado com ele.




O que acontece é que a criança de dois anos ainda é um bebezão, mas um bebê que está crescendo e começando a se perceber como um serzinho mais independente. Além de muita energia, essa criança tem necessidade de explorar o mundo, busca autonomia e passa a demonstrar seus desejos e opiniões, sentindo-se muitas vezes em conflito porque ainda não tem maturidade para tomar decisões (por exemplo, ela pede pra comer macarrão, mas depois não quer mais comer).

Claro que tudo isso acontece de forma inconsciente porque esta é uma fase de transição do desenvolvimento: ela está deixando de ser bebê para se tornar criança. É comum que seja apelidada de terrível, mal-educada ou teimosa (eu mesma já fiz isso!), o que é um grande equívoco.

Mas o que fazer? O mais importante é termos paciência e tentarmos compreender esse momento do desenvolvimento dos nossos filhos (que é um momento muito bacana de descobertas e de crescimento!). Sou da opinião de que nunca devemos bater, dar palmadas, tapas ou puxões de orelha, pois esses são comportamentos agressivos não resolvem e apenas vão deixar seu filho mais frustrado e em conflito. Também não acredito em chantagens ou ameaças, pois isso deixará a criança mais insegura, tensa e até agressiva. Existem maneiras mais construtivas de ensinar e educar nossos filhos…

É importante conversar com o seu parceiro para que vocês sigam sempre a mesma conduta e apoiem um ao outro. Por exemplo, se seu filho fizer birra porque quer algo que não pode, os dois precisam concordar e não ceder ao que a criança quer.  Uma estratégia que costuma funcionar aqui em casa é mudar o foco. Se o Serginho está chorando porque quer algo que não pode, tento mudar o assunto, mostrar outra coisa que ele se interesse, ao invés de ficar falando e brigando o tempo todo.

Coloque-se no lugar do seu filho e quando ele estiver frustrado por não conseguir fazer algo, por exemplo, estimule-o a tentar novamente e ofereça ajuda. Também deixe que ele tome pequenas decisões, como escolher uma roupa ou tênis, qual suco tomar, qual brinquedo levar pra escola. Sempre com a sua supervisão e respeitando os seus limites de acordo com a idade, deixe o pequeno participar e ajudar nas tarefas domésticas, por exemplo, na hora de varrer ou passar pano na cozinha, ou guardar as compras do supermercado.

Também recomendo que você leia o texto “A criança de dois anos e os terríveis adultos que cuidam dela”, da blogueira Claudia Rodrigues, de Porto Alegre (RS). Ela me ajudou muito a entender o que se passa por aqui, principalmente quando diz que “se ela [a criança] não for levada para brincar em uma praça, um parque, fará da sua casa o seu ‘playground’ e se for também fará, talvez apenas com um pouco menos de intensidade…”.

Ter filhos é algo lindo e mágico, mas é fato que também exige de nós (pais cansados kkk) muita dedicação, paciência e compreensão, porque não são só eles estão aprendendo, mas nós também!

Beijos, da Mamãe Prática Fabi



*A foto que abre esse post é do meu Serginho, em momento “contrariado” (risos). Crédito: Mamãe Prática

logo_clubeCadastre-se no Clube Mamãe Prática para receber nossos posts e novidades!

19 comentários sobre “A terrível (e incrível) fase dos 2 anos de idade

  1. A minhabfilha tem um ano e ja faz isso tudo, ou seja estou ferrada.

    1. É cansativo mesmo Nubia, mas uma hora passa kkk Agora o Serginho está com 2 anos e meio e comecei a perceber uma melhora porque está entendendo mais as coisas quando explicamos o porque de não poder fazer algo! Beijos e boa sorte, Fabi

  2. A minha filha começou essa fase com 3 anos(ou seja,ano passado) e continua até agora com 4 anos. Pra mim e o pai dela é super estressante e digo que já tomamos atitudes que sinceramente lendo este post,me arrependo e muito. É muita pressão,dizem que não sou boa mãe,que ela é mimada,tola,enfim…cheguei ao ponto de chorar e tomar remédios pra dor de cabeça porque não aguentava mais!! Mas agora vou agir diferente e tenho certeza que dará tudo certo!!!!

    1. Olá Giselle!

      Ficamos felizes em ajudar! Acredite, essa fase vai passar!

      Beijos, da Mamãe Prática Mari

  3. Meu filho está com 1 ano e 7 meses. Era um menino tão bonzinho e essa semana começou a ficar muito irritado, jogando as coisas e dizendo demais o “não” … td é não. .. nossa não é facil!

    1. Oi Ana Paula, talvez ele esteja entrando nessa fase mesmo. Meu filho começou assim com 1 ano e 8 meses, mais ou menos. Faz parte, mas passa… boa sorte, beijos, Fabi

  4. Muito bom me identifiquei em cada frase. Quero ser uma boa mae sem me tornar agressiva e sem paciência. Vou mudar meu jeito de conduzir. Valeu mesmo. Mila.

    1. Oi Jamila! Fico muito feliz que meu texto tenha te ajudado a refletir sobre o assunto. Essa fase dos dois anos não é fácil mesmo, é difícil ter paciência, sei bem como é kkk Boa sorte querida! Beijos, Fabi

  5. Seu filho é lindo Parabéns. O texto é muito bom .

    1. Obrigada Juliana!!

      Que bom que gostou do nosso texto. E obrigada pelo elogio do nosso Serginho!!

      Beijos, das Mamães Práticas Mari e Fabi

  6. Minha filha tem 1 ano e 3 meses e faz tudo isso. Socorro kkkk. Parabéns seu filho é lindo!

    1. Olá Jú!!

      Você não está sozinha! Mas fique tranquila que passa. Faz parte do desenvolvimento dos nossos filhos e eles vão crescer, amadurecer. Esperamos que nossas dicas te ajudem e ajudem também sua filha nesse processo.

      Obrigada pelo elogio!!

      Beijos das Mamães Práticas Mari e Fabi

  7. A minha filha está exatamente nessa fase. É muito estressante mesmo. Espero que passe logo. E adorei as dicas. Obrigada!

    1. Olá Amanda,

      Um beijo grande pra você e sua pequena! A boa notícia é que passa sim. Faz parte do desenvolvimento das nossas fofuras. Espero que nossas dicas te ajudem.

      Beijos da Mamãe Prátia Mari

  8. Poxa….Diga até ufaaaa…Que alívio em ler seu texto,achava que eu estava fazendo algo de errado kkkkk,mas não,RS seu texto me ajudou muitoooooo,obg mil vezes!!!!!!

  9. Olá a todas as mamães, eu também estou passando por isso aqui em cada tenho um filho de 1ano e 9meses e uma filha de9a nos que não esta numa fase muito fácil de lidar..mas falando do Augusto ele faz quase tudo oque foi escrito logo a cima e vou falar estou muito cansada com muitas dores no corpo sempre a baixo de antiflamatorios …dizem que o segunda e é mais terrível e realmente as pessoas tinham a razão kkk mas tudo vale a pena e espero que a faze Boa chegue logo.beijos a todas.

    1. Oi Dyomana, obrigada por passar aqui e deixar o seu depoimento. Realmente não é fácil, mas precisamos ter paciência e aprender a lidar melhor com as fases que os nossos filhos estão passando. Tamo junto! Beijos, da Mamãe Prática Fabi

  10. Nossa Eu estou passando exatamente por isso tudo!! Meu filho tem 2 anos e meio e tem me feito ficar de cabeça ” quente”…ouço muito das colegas, familiares, e etc…que ele é muito rebelde, tem que dar umas palmadas, leva ele no neuro pediatra…etc fico louca louca..na escola ele fica bem uns dias e outros faz tudo de novo!!! No meu caso acho que ainda é pior pq tivemos o segundo filho e com a chegada da irmã ele piorou bastante e não sei mais o que fazer!!! Leio tudo sobre isso na internet pra tentar me acalmar e fazer por onde essa terrível fase passar! Fico até sem levar ele nas festinhas por conta que ja olham com aquele olhar de condenar o comportamento dele sabe!!! Preciso de ajuda urgente….

    1. Oi Camila. Entendo você! E sei como é as pessoas olharem com condenação e fazerem comentários como “no meu tempo já tinha dado umas palmadas”. Passei por isso também, mas a gente precisa analisar a situação de outra forma, entender que eles são crianças e nós que somos os adultos e precisamos nos controlar e agir com calma. É claro que temos que educar e colocar limites, mas também temos que entender que as crianças passam por fases. Nesse caso, estão deixando de ser bebês para serem crianças, estão em conflito, começam a ter vontade própria, querem explorar e descobrir o mundo (o que é bom!). Tenha paciência e tente levar as situações com mais humor. Brinque e desvie a atenção dele para algo diferente. Tudo passa! Espero ter ajudado. Beijos, da Mamãe Prática Fabi

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.